É comum notar que algumas pessoas, ao sorrir, observa-se mais a gengiva do que os próprios dentes. Essa condição é nomeada de sorriso gengival.
O sorriso gengival geralmente está associado a fatores genéticos e possui diversas etiologias, desde o excesso do crescimento ósseo maxilar até mesmo questões musculares, como hiper tonicidade do lábio superior.
Apesar de não apresentar tanto risco em si, o sorriso gengival é uma desordem que acaba afetando a autoestima do paciente e faz com que o hábito de sorrir se torne um problema. O desconforto e sensação de que a gengiva é a parte mais chamativa ao sorrir é algo que só quem possui esse tipo de sorriso sente, e nesses casos buscar por um tratamento seja a primeira opção.
Felizmente, são diversas as formas de se tratar um sorriso gengival, desde aplicação de toxina botulínica, cirurgia de aumento de coroa clínica ou em casos mais complexos, cirurgia ortognática. Entretanto, para cada etiologia e condição apresentada, há uma conduta clínica que deve ser aplicada, sendo assim para avaliar essa condição, é necessário agendar uma consulta com o periodontista para que ele execute o diagnóstico e então lance mão do tratamento.
No caso dos pacientes que tem como indicação a cirurgia de aumento de coroa clínico, é realizado a gengivoplastia. A gengivoplastia nada mais é que o recorte da gengiva de maneira planejada para que o dente possa aparecer nas proporções ideais quando o paciente sorri.
Há casos em que é necessária uma remodelação do osso do paciente durante a correção da gengiva, sendo então indicado a realização da osteotomia para que o osso também seja reestabelecido na proporção ideal e não haja recidiva após a cirurgia.
Esse tratamento é feito pelo periodontista e reestabelece tanto estética quanto função.
O recomendado é o paciente realizar ortodontia previa, visto que caso o paciente realize a cirurgia de sorriso gengival e opte por fazer ortodontia depois, pode ser que haja recidiva e o resultado da cirurgia seja alterado.
O recomendado é realizar o clareamento antes da cirurgia.
O resultado final pode ser observado com 90 dias após a realização do procedimento. Entretanto, após a remoção dos pontos com 14 dias, já é possível observar um resultado bem satisfatório.
No mercado há mais de 30 anos a Clínica Ortodôntica Simino é especializada em tratamento ortodôntico e ortopédico facial para adultos e crianças.