A limpeza dentária também conhecida como raspagem supragengival é o tratamento responsável por remover as bactérias aderidas a superfície dentária (tártaro/cálculo/biofilme mineralizado).
Esse tratamento é indicado para pacientes que tenham gengivite, periodontite ou para a prevenção dessas doenças.
Pacientes diabéticos, tabagistas e grávidas ou alterações sistêmicas, precisam de um olhar mais atento, portanto, é recomendado que se faça a consulta com o periodontista com mais frequência.
Pacientes com dentes desalinhados ou que usam aparelhos ortodônticos, contenções ortodônticas, próteses fixas ou móveis e implantes também precisam fazer o retorno periodontal com mais frequência por terem maior susceptibilidade de formação de tártaro/cálculo.
Nesse controle periodontal é realizado a remoção bacteriana por curetas, ultrassom, jato de bicabornato, pasta profilática e enxaguante bucal, sendo um tratamento completamente individualizado para cada paciente.
O ideal é pelo menos 2 vezes por ano. Entretanto, dependendo do caso, pode ser necessário um intervalo um pouco menor entre as limpezas.
De maneira geral, não. Entretanto, alguns pacientes podem apresentar uma sensibilidade e para isso, alguns recursos para minimizar são utilizados.
Isso é relativo. Vai depender de diversos fatores. Pacientes que possuem uma boa higienização, utilizam o fio dental rotineiramente e de forma correta, tendem a ter um acúmulo de tártaro menor do que aqueles que não realizam. Sendo assim, se após a limpeza o paciente não seguir com as recomendações e não colocar em prática o ensinado durante a consulta, em poucos dias o tártaro já se forma novamente e o ciclo inflamatório se reinicia.
No mercado há mais de 30 anos a Clínica Ortodôntica Simino é especializada em tratamento ortodôntico e ortopédico facial para adultos e crianças.