A recessão gengival acontece quando o tecido gengival ao redor do dente migra sentido apical, para cima, gerando uma exposição da raiz do dente passando a impressão de dente mais longo. Essa exposição muitas vezes vem acompanhada de sensibilidade e desconforto ao ingerir alimentos frios, quentes, ácidos ou até mesmo doces.
Essa recessão pode acontecer por vários motivos, sendo eles: Má oclusão, dentes desalinhados, usar muita força ao escovar, utilização de escovas de dente com cerdas muito duras, técnica errada de escovação, acúmulo bacteriano ou até mesmo falta de gengiva de proteção ao redor do dente.
Os fatores podem acontecer todos ao mesmo tempo em um paciente ou apenas um por vez, cada caso deve ser avaliado para ser tratado individualmente pelo periodontista e/ou pelo reabilitador.
O tratamento depende, principalmente, de dois fatores: as causas da recessão e a sua gravidade. Em casos mais leves, causados por excesso de força na escovação ou por má higiene, uma limpeza profissional e a mudança de hábitos pode ser suficiente para evitar que o problema se agrave e recuperar a saúde dos tecidos.
Já quando o problema é causado por má oclusão ou desalinhamento dos dentes, o uso de aparelhos ortodônticos pode ser indicado. Em casos mais avançados, quando o paciente já perdeu grande parte do tecido, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para recobrir essa região.
Independentemente da causa da recessão gengival, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento. Por isso, não deixe de visitar o periodontista periodicamente e manter bons hábitos de higiene bucal.
A lesão cervical não cariosa geralmente é acompanhada pela recessão gengival e pode inclusive haver a perda óssea no local. Portanto o tratamento pode envolver o recobrimento da porção radicular com a utilização de resinas, enxertos ósseos e gengivais ou então os três. O ideal é agendar uma consulta para que se possa fazer uma avaliação e identificar a causa do problema, bem como a solução mais indicada.
A recessão gengival pode acontecer por vários motivos, sendo eles: Má oclusão, dentes desalinhados, usar muita força ao escovar, usar escovas duras ou muito desgastadas, técnica errada de escovação, acúmulo bacteriano ou até mesmo falta de gengiva de proteção ao redor do dente.
Sim. Tratando a causa do problema e a consequência, o quadro sintomatológico desaparece. O paciente então volta a ter qualidade de vida e muito mais conforto no dia a dia.
No mercado há mais de 30 anos a Clínica Ortodôntica Simino é especializada em tratamento ortodôntico e ortopédico facial para adultos e crianças.