É a área da Ortodontia que trata do crescimento e desenvolvimento dos ossos e músculos da face. Entre 6 e 12 anos de idade, a face da criança passa por mudanças.
A perda precoce de dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite, ausências dentárias e agenesias, além de fatores genéticos e ambientais, como hábitos sucção não nutritiva (mamadeira, chupeta e dedo) e interposição lingual, distúrbios na fala, mastigação, deglutição e respiração bucal, são fatores que interferem no correto crescimento e desenvolvimento do complexo maxilo-mandibular.
Durante esse período, é fundamental que o Ortodontista acompanhe e faça o exame periódico do paciente infantil, visando prevenir e tratar discrepâncias no crescimento da maxila e/ou mandíbula. Em certos casos, a Ortopedia faz uso de acessórios, como Banda Alça, guias de oclusão, de aparelhos removíveis, como Bionator, Herbst, Planas, ou até fixos com expansores, tipo Hass, Twinblock e Mc Namara associados à grade palatina quando há interposição lingual para poder corrigir estas discrepâncias. Também é usado máscaras faciais e aparelhos extraorais, tipo Headgear, para controle e direcionamento do crescimento maxilo-mandibular.
Até determinada idade, o tratamento ortopédico pode direcionar o crescimento das arcadas tratando problemas de mau posicionamento ósseo maxilar e mandibular, corrigindo a função e a estética para o bom desenvolvimento da face, podendo até prevenir a necessidade de cirurgia ortognática no futuro.
Após a puberdade, caso não tenha sido feito o diagnóstico precoce e tratamento, pode ser necessário intervenções cirúrgicas para correção, visto que o crescimento ósseo do paciente já está finalizado.
A idade ideal para tratamento pode variar conforme o tipo de problema, e de paciente para paciente. Por isso, é importante que seja feita uma consulta com o ortodontista a fim de avaliar o melhor momento para iniciar o tratamento, de acordo com a complexidade e ritmo de crescimento de cada indivíduo.
O recomendado é assim que nascer os primeiros dentinhos de leite, já levar o seu filho(a) ao dentista. Além de avaliar como está o nascimento desses dentes, a criança já irá se acostumando com o ambiente de consultório.
Não, o uso de aparelho ortodôntico pode iniciar ainda durante a fase de dentição decídua, dentes de leite, ou na fase de dentição mista, onde a criança e pré-adolescente já possui na arcada dentária alguns dentes permanentes. O ideal é fazer uma avaliação com o Ortodontista a fim de que ele possa orientar de maneira mais precisa e individualizada.
Sim, dependendo da origem do problema, o uso de aparelho ortodôntico pode auxiliar na correção. De maneira geral, o tratamento é associado com algumas técnicas, como uso de aparelho ortodôntico, Grade Palatina, cirurgia de frenectomia lingual e fonoaudióloga. Cada caso é único e como consequência, a estratégia do plano de tratamento também, o ideal é sempre consultar um profissional de confiança.
No mercado há mais de 30 anos a Clínica Ortodôntica Simino é especializada em tratamento ortodôntico e ortopédico facial para adultos e crianças.
Olá 👋, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀
Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá em seguida.