Peri-implantite

Peri-implantite

A peri-implantite é uma doença que acomete os implantes que pode vir a gerar perda óssea ao redor deles. Isso é extremamente prejudicial à saúde do implante, pois pode gerar mobilidade no implante e futuramente a perda do elemento.

O principal fator da peri-implantite é bacteriano e geralmente é pregresso de mucosite peri-implantar. Então o paciente deve ficar atento quanto a dores na área do implante, vermelhidão na área da gengiva, inchaço, purulência e sangramento.

O tratamento é feito pelo dentista especialista na área de periodontia e/ou implantodontia que executará o diagnóstico e em seguida o tratamento adequado por meio de raspagens e medicações de uso oral e sistêmico.

Sabemos, de acordo com a literatura, que ao redor do implante existe uma gengiva rosada e firme que se chama “Mucosa Queratinizada”. Ela é responsável por fazer uma barreira física e manter os tecidos protegidos contra ações bacterianas e possíveis traumas que o local possa sofrer.

Dessa maneira, é necessário que exista pelo menos 2 mm de mucosa queratinizada ao redor do implante para que haja maior longevidade do implante, bem como maior saúde ao longo do tempo. Se o paciente não possuir essa faixa necessária de gengiva, então a enxertia é recomendada.

Perguntas Frequentes:

1.Já perdi um implante uma vez, posso perder de novo?

Não necessariamente. Um especialista deve avaliar o quadro e identificar o motivo da perda do implante e analisar o estado de saúde óssea e gengival a fim de se fechar um bom diagnóstico e como consequência, um bom plano de tratamento.

2.Tenho um histórico de peri-implantite, posso colocar implantes novamente?

Se não há fase ativa da doença e o paciente se encontra atualmente com saúde, há sim a possibilidade de instalação de novos implantes. Entretanto, é necessária uma boa avaliação clínica para a montagem do plano de tratamento.

3.Perdi os meus dentes por conta da periodontite e vou fazer instalação de implantes. Vou necessitar de mais manutenções?

Sim. Pacientes que perderam os dentes por periodontite, precisam voltar pelo menos a cada 3 meses para que haja um acompanhamento mais de perto do caso. Em muitos casos, a perda dentária ocorre por conta de uma má higienização do paciente. Portanto, esse acompanhamento é de extrema importância para que ocorra uma prevenção e o quadro não se reinstale. 

Peri-implantite - Clínica Simino
Clínica Odontológica Simino - equipe

Seu sorriso nas mãos de especialistas

Contamos com um corpo clínico altamente especializado em diversas áreas da odontologia. Faça um pré-agendamento venha sorrir com a gente.
page
Luciana Simino - Clínica Simino
Dra. Luciana SiminoOnline
Informe seu nome e telefone para iniciarmos o atendimento 😀