A frenectomia é uma técnica frequentemente realizada nos consultórios odontológicos e pode ser dividida em frenectomia lingual e labial.
A frenectomia lingual é indicada para casos e que o freio lingual é encurtado e dessa maneira reduz a mobilidade da língua.
Nesses casos é indicado realizar a frenectomia lingual para que o paciente consiga ter uma melhor dicção, acompanhado de um profissional de fonoaudiologia.
Em casos de recém-nascidos também é frequente realizar a frenectomia porque em casos do freio labial encurtado, o bebê não consegue realizar a sucção de maneira efetiva podendo prejudicar na sua alimentação e nutrição.
Já nos casos da frenectomia labial, temos casos como por exemplo de diastemas (espaço entre os dentes) que não podem ser fechados completamente pela ortodontia. Nesses casos existe uma fibra gerada pelo freio labial que impede a união dos dentes e que deve ser removida a fim de permitir o aparelho ortodôntico realizar a união dos dentes em questão.
Por vezes, o freio labial pode se inserir muito próximo a margem gengival, o que gera recessões gengivais e consequentemente o acúmulo de bactérias (tártaro/cálculo).
Nesses casos a frenectomia deve ser realizada para impedir que o freio labial continue forçando a margem gengival. Isso promove saúde e estética ao local, uma vez que vai evitar o acúmulo bacteriano e ao fim do procedimento a gengiva vai se encontrar novamente no mesmo nível da margem gengival dos dentes adjacentes. Esse procedimento pode ser acompanhado de enxertia gengival.
As causas da língua presa estão relacionadas a fatores genéticos e geralmente ocorrem na formação da criança na gestação. Em alguns casos, as causas não são identificadas.
As características podem se apresentar desde bebê, quando a criança apresenta dificuldades para se alimentar por meio do seio materno. Isso pode fazer com que a criança não ganhe a quantidade de peso necessária e em alguns casos, pode levar ao desconforto materno durante a amamentação. Em outras fases da vida, a condição da língua pode interferir na forma de falar e comer, além é claro, na posição dentária.
Sim. Há diversas causas para o diastema dentário, inclusive a posição do freio. O indicado é realizar uma avaliação, a fim de que se possa identificar a causa e iniciar o tratamento.
No mercado há mais de 30 anos a Clínica Ortodôntica Simino é especializada em tratamento ortodôntico e ortopédico facial para adultos e crianças.
Olá 👋, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀
Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá em seguida.