As placas oclusais, miorrelaxantes ou placa de bruxismo, são dispositivos intraorais removíveis, geralmente confeccionados em resina acrílica, os quais recobrem, parcialmente ou totalmente, as superfícies incisais e oclusais dos dentes, alterando a oclusão do paciente, criando assim contatos oclusais estáveis e consequentemente um relacionamento maxilo-mandibular mais favorável.
Existem diversas formas de planejamento da placa, bem como a sua aplicação dentro da odontologia, dentre as indicações estão:
As placas são confeccionadas por meio de um molde feito da arcada dentária, cujo objetivo é evitar contato brusco e constante entre a arcada superior e a inferior. O contato entre as dentições pode ser silencioso ou produzir sons, com sintomatologia dolorosa ou não, sendo facilmente identificado por meio dos desgastes dos dentes, além da sensibilidade dentária.
O uso da placa só poderá ocorrer a partir da indicação de um especialista e sob as suas orientações. Quando indicado pelo profissional, a moldagem das arcadas é feita no próprio consultório, para assim se iniciar a confecção da placa no laboratório.
Contudo, para que o efeito e os benefícios da placa de bruxismo sejam percebidos durante o tratamento, é necessário um acompanhamento pelo profissional, além de ajustes de maneira personalizada e análise para confecção ideal da placa, definindo espessura mínima e o material que será utilizado.
Vale ressaltar que seu uso muitas vezes está associado a outras formas de tratamento, muitas vezes com auxílio de equipe multidisciplinar, como fisioterapeuta, médicos, psicólogos e terapeutas, visto que na maioria dos casos é necessário medidas de relaxamento, já que uma das principais causas do bruxismo está associado a estresse e ansiedade. Além disso, em alguns casos, pode ser necessário utilização de medicações sistêmicas.
Em casos mais severos, em que já houve danos à estrutura dentária, pode também ser indicado reabilitação protética e restauradora, visando reverter a exposição dentinária devido aos desgastes da estrutura dentária.
O bruxismo é uma condição em que o paciente tem hábito de ranger os dentes durante o dia ou à noite. Às vezes, vem acompanhado de barulhos e dores na face, cabeça ou nos dentes. Geralmente, pacientes que possuem esse distúrbio noturno, o parceiro ou parceira que costuma identificar sons durante o sono. Além disso, pacientes com esse quadro, apresentam dentes desgastados. Caso você observe algum sintoma ou quadro parecido, agende a sua avaliação.
Sim, crianças e adolescentes podem apresentar esse distúrbio. Diversas condutas podem ser adotadas e quanto antes identificado e tratado, melhor será a qualidade de vida daquele paciente.
O bruxismo é um distúrbio neuromuscular que resulta no reflexo involuntário de apertar ou ranger dos dentes. Atualmente, não é conhecido nenhum tratamento capaz de curar o bruxismo com eficácia, mas existem diversas terapias e estratégias com objetivo de minimizar os sintomas dolorosos, prevenir desgastes dentários e diminuir a frequência com que os surtos aparecem.
No mercado há mais de 30 anos a Clínica Ortodôntica Simino é especializada em tratamento ortodôntico e ortopédico facial para adultos e crianças.