O diastema é uma área de espaço “extra” entre dois dentes ou mais, sendo normalmente mais frequente entre os incisivos superiores. Ele pode estar presente tanto em homens quanto em mulheres, em diferentes idades. Existem diversas causas para o diastema, como diferença de tamanho entre os elementos dentários, problemas ortodônticos, ausência de um ou mais dentes ou até mesmo alterações no freio labial.
Para correção vai depender da origem do problema, sendo muitas vezes indicado uso de aparelho ortodôntico, cirurgia de frenectomia, acréscimos estratégicos de resina composta ou até mesmo laminados cerâmicos.
Lembrando que dependendo do caso, mais de uma conduta clínica pode ser considerada, visando uma melhor estética e até mesmo função a longo prazo.
Não, entretanto dependendo da origem do problema, pode trazer malefícios quanto a fala e mastigação, sendo indicado o tratamento. Vale ressaltar que se for apenas por uma questão estética, cabe ao paciente decidir se deseja corrigir ou não.
Crianças, de maneira geral, durante a dentição decídua (dentes de leite) apresentam espaços entre os dentes que são super importantes para a chegada dos permanentes. Esses espaços são conhecidos como espaços primatas. Eles acontecem em função do tamanho dos dentes decíduos serem menores que os dentes permanentes que os substituirão no futuro. Esses espaços permitem que haja uma compensação de maneira que ao final da troca dentária existam espaços para todos os dentes. Entretanto, as vezes esses espaços vêm acompanhados de problemas oclusais, sendo indicado uma avaliação com o ortodontista para a identificação do problema.
Se o seu caso for cirúrgico, será realizado uma cirurgia de frenectomia labial. De maneira geral, é um procedimento simples com um pós operatório rápido e bem tranquilo. Em poucos dias já está cicatrizado e as atividades pessoais podem ser retomadas.
No mercado há mais de 30 anos a Clínica Ortodôntica Simino é especializada em tratamento ortodôntico e ortopédico facial para adultos e crianças.